Cada vez mais utilizada em diferentes segmentos industriais, a caldeira a biomassa é um equipamento que se destina à geração de vapor por meio da queima de diferentes variações da biomassa, tais como derivados de madeira (pellets, resíduos de madeira, entre outros), resíduos agroindustriais, cana-de-açúcar, etc.
Para oferecer as melhores caldeiras do mercado, a TERMOBIO® desenvolve projetos e fabrica Caldeiras Industriais a biomassa (Flamotubulares, Aquatubulares e Flamotubulares mistas), para aplicação nos mais diversos setores, seguindo rigorosamente as normas vigentes, garantindo qualidade, eficiência e segurança a seus clientes e parceiros.
A caldeira é um equipamento destinado à geração de vapor. Este é um equipamento térmico que possui a finalidade de transformar água em vapor de água, utilizando para isso a queima de qualquer tipo de combustível, caso da biomassa.
As caldeiras a biomassa são utilizadas em processos industriais que precisam de altas temperaturas, como é o caso das indústrias químicas, petroquímicas e em muitos outros segmentos industriais.
O vapor gerado pela caldeira a biomassa segue, em alta pressão, pelos tubos. Assim, a função da caldeira a biomassa é aquecer a água e gerar vapor suficiente para variados processos, utilizando para isso dois métodos mais comuns: o tubo de fogo (flamotubular e o tubo de água (aquatubular)).
Para atender as necessidades de cada categoria de clientes, a TERMOBIO® desenvolveu diferentes tecnologias e diversas formas construtivas de suas caldeiras.
Assim, para atender a sua indústria de maneira eficiente fabricamos os seguintes tipos de caldeira a biomassa:
Neste tipo de caldeira, toda a fumaça e gases produzidos durante a queima, passam pelas tubulações, aquecendo-as e fazendo com que a água que passa por fora desses tubos se aqueça também, gerando assim o vapor.
Dentre as principais vantagens no uso de caldeiras flamotubulares, vale citar:
A caldeira aquatubular possui um funcionamento inverso ao da caldeira flamotubular. Ou seja, nela a água passa no interior dos tubos e o calor é gerado no exterior das tubulações, fato que faz com que a geração de vapor seja maior.
Devido à elevada capacidade de produção de vapor, a caldeira aquatubular é muito encontrada especialmente em termelétricas, que terá os seguintes benefícios:
Também conhecida como caldeira híbrida, a caldeira flamotubular mista nada mais é do que uma mistura de características das caldeiras flamotubulares e aquatubulares.
Neste tipo de caldeira, a sua combustão se dá a partir do uso de combustíveis sólidos, como é o caso da biomassa.
Esta variação de caldeira é muito encontrada em indústrias que necessitam de uma maior eficiência energética, mas apresentam um menor espaço para instalação do equipamento.
A produção de energia a partir da queima da biomassa funciona de forma parecida com as termelétricas, ou seja, ela converte o calor da queima dos materiais orgânicos em energia.
Esse processo de queima pode ser realizado de quatro maneiras:
Para atender as necessidades de todo tipo de cliente, a TERMOBIO® desenvolve e fabrica estas três variações de caldeiras a biomassa:
Essas caldeiras possuem as seguintes capacidades de produção:
Sua indústria tem uma caldeira que usa como combustível principal as fontes fósseis? Que tal ponderar fazer a substituição deste equipamento por uma caldeira a biomassa?
Ao fazer essa substituição você pode reduzir consideravelmente o nível de gases de efeito estufa emitidos pela sua empresa na atmosfera. Você pode também reduzir os efeitos da poluição por dióxido de carbono e dióxido de enxofre, que contribuem para a produção de chuva ácida.
Mas, outras são as vantagens que podem estimular você a fazer essa substituição, como:
A substituição trará ainda economia, visto que são necessários apenas 2 kg de pellets de madeira para produzir a mesma energia térmica de 1 litro de gasóleo, com um custo bastante inferior.
As caldeiras a biomassa TERMOBIO® podem ser construídas com sistema de grelhado móvel (próprio para queima de biomassa picada) e grelhado fixo (para lenha e demais resíduos).
A aplicação das caldeiras TERMOBIO® com grelhado móvel permitem a queima de combustíveis com alto grau de umidade, mas com maior grau de eficiência na geração térmica.
Em conjunto com a tecnologia de grelhado móvel, os engenheiros da TERMOBIO® aplicam uma câmara verticalizada, garantindo:
Em conjunto, isso permite uma considerável superfície de troca térmica e área refratária, além de maior eficiência na redução de emissões, e maior eficiência energética com economia de energia elétrica e de biomassa.
A aplicação das caldeiras a biomassa TERMOBIO® com grelhado fixo proporcionam a possibilidade de queimar combustíveis como lenha, biomassa picada, ou mesclas destes combustíveis.
Com isso, conseguimos atender, sempre de maneira eficiente e segura, todas as necessidades de nossos clientes.
Este grupo de biomassas é o mais comum em caldeiras. Eles são compostos por substâncias derivadas de florestas brasileiras que podem ser plantadas com o objetivo de produzir a bioenergia (florestas energéticas) ou são provenientes dos desmatamentos.
A principal fonte de energia da biomassa florestal é a lenha, seguida de outros resíduos florestais e materiais inerentes, como pellets, serragem e cavaco de madeira.
Este é um tipo de biomassa que provém dos rejeitos da agricultura, caso das plantações de arroz, soja, milho, cana-de-açúcar e demais culturas.
Essas biomassas são produzidas em enorme quantidade no agronegócio, consequentemente estão bastante disponíveis, reduzindo custos com transporte e armazenamento.
A energia de biomassa é resultado da queima de matérias-primas de origem orgânica. Importante ressaltar que dentro dessa definição não estão englobados os combustíveis fósseis (carvão, petróleo e gás natural), apesar de estes serem derivados do ramo vegetal e mineral.
Essa distinção é feita porque o termo biomassa se refere apenas aos derivados de organismos vivos mais recentes. Os combustíveis fósseis, por sua vez, são resultado de transformações que demoram milhões de anos para serem totalmente realizadas, não sendo, portanto, considerados renováveis.
A renovação da biomassa acontece por meio do ciclo do carbono. Nele, a queima libera CO² na atmosfera e as plantas, através da fotossíntese, transformam esse mesmo CO² nos hidratos de carbono, liberando oxigênio.
De forma geral, as caldeiras a biomassa são muito versáteis. Com isso, elas apresentam o potencial de gerar vapor suficiente para uma vasta gama de processos industriais em diferentes segmentos.
Dessa forma, a TERMOBIO® tem capacidade técnica de oferecer caldeiras industriais que atendem a uma vasta gama de segmentos industriais, dentre os quais merecem atenção:
Agronegócio
Alimentício
Bebidas
Celulose e papel
Cimento
Embalagens
Couro
Fertilizantes
Florestal
Madeireiro
Termoelétrica
Metalúrgico
Mineração
Moveleiro
Químico
Bioenergia
Sucroalcooleiro
Têxtil
Reciclagem Animal
Confiança
Qualidade
Segurança
Tecnologia
Eficiência
Nós da TERMOBIO® temos como prioridade prezar pela qualidade dos serviços prestados. Para isso agimos com honestidade, humildade e transparência, garantindo uma relação de excelência com nossos clientes internos e externos.
Preencha o formulário abaixo e um especialista entrará em contato com você!
TERMOBIO® 2025. Todos os direitos reservados.